Ordens de Proteção por Violência Doméstica (Kalamazoo County)
Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa que prevê o uso de ordens de restrição (OR), executadas pelo Tribunal da Divisão de Família, em favor de mulheres que sofrem violência de gênero. As ORs são mandatadas federalmente pela Lei de Violência contra a Mulher, implementadas localmente e regulamentadas em nível estadual.

As ORs são administradas por um tribunal civil e exigem um ônus de prova menor do que as acusações criminais. Embora as ORs possam ser menos intimidadoras do que os processos judiciais criminais, representam uma ameaça muito real para o agressor, já que violar uma OR é considerado um desacato ao tribunal, podendo resultar em pena de prisão.

Avaliações de impacto

Um estudo de avaliação de impacto evidenciou que existe um efeito protetor da redução da violência familiar para as ordens de restrição. A taxa de incidentes policiais diminuiu ao longo do tempo para ambos os grupos (tratamento e controle), mas diminuiu mais para as mulheres com ordens de restrição, e foi encontrada uma redução significativa nas visitas do departamento de emergência à vítima [1].

O estudo teve um desenho longitudinal, durante um período de 4 anos, com uma amostra de 240 casos efetivos e um total de 130 mulheres tratadas e de 110 participantes no grupo controle [1].

Referência bibliográfica

[1] Kothari, C. L., Rhodes, K. V., Wiley, J. A., Fink, J., Overholt, S., Dichter, M. E., ... & Cerulli, C. (2012). Protection orders protect against assault and injury: A longitudinal study of police-involved women victims of intimate partner violence. Journal of Interpersonal Violence, 27(14), 2845-2868. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4151113/

Fonte da Informação