Programa de Treinamento para Interrogatório no Modelo PEACE
Eixos
Efetividade

Sem efeito

.

.

.

.

.

Sem efeito
Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa tanto de treinamento quanto de práticas de entrevistas investigativas, baseadas no protocolo de Entrevista Cognitiva Melhorada. O programa foi implementado em 1992 nas agências policiais da Inglaterra e do País de Gales.

Os policiais, devidamente capacitados pelo programa, utilizam esta ferramenta em oitivas de testemunhas e de suspeitos de crimes.

O protocolo é dividido em cinco fases:
1) Planejamento e preparação: estabelecer uma boa relação com a testemunha; cumprimentar e personalizar a entrevista;
2) Engajar e explicar o processo de entrevista: explicar os objetivos da oitiva;
3) Obtenção do relato: relato livre; restabelecimento do contexto; questões de resposta aberta; pausas; não interromper o entrevistado; questionamento; contar tudo; questões compatíveis com o discurso do entrevistado; é normal “não recordar”; visualização mental; novas estratégias de recuperação das informações; mudança de ordem dos fatos; mudança de perspectiva; foco em vários sentidos; questões importantes para a investigação;
4) Encerramento da entrevista: resumo e conclusão;
5) Avaliação da entrevista.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que o curso de formação para policiais não produziu efeitos estatisticamente significativos no desempenho e na prática de entrevista, se comparado com aqueles que não receberam a formação. A única diferença significativa entre policiais treinados em PEACE e aqueles não treinados foi que os primeiros levaram mais tempo para realizar suas entrevistas [1].

O estudo teve um delineamento quase-experimental, com uma amostra de 174 entrevistas de campo com indivíduos suspeitos de terem cometido crimes, realizados com seis forças policiais na Inglaterra e no País de Gales [1].

Referência bibliográfica

[1] Clarke, C., Milne, R., Bull, R. (2011). Interviewing suspects of crime: The impact of PEACE training, supervision and the presence of a legal advisor. Journal of investigative psychology and offender profiling, 8(2), 149-162. https://doi.org/10.1002/jip.144

Fonte da Informação