Programa “Scared-Straight” na prisão estadual de Nova Jersey (EUA)
Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa implementado nos Estados Unidos, na década de 1970, para conscientizar adolescentes com visitas a instituições do sistema prisional. A intervenção propôs vivências do tipo confrontacional (“scared straight”).

O programa foi objeto de intensa atenção e cobertura por parte do público norte-americano, especialmente depois de ter sido objeto de um documentário televisivo, que exaltava seus supostos efeitos positivos sobre as trajetórias criminais dos jovens participantes do programa.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que o programa não reduziu as taxas de reincidência delitiva. Os resultados apontam para efeitos colaterais importantes, visto que 41% dos jovens incluídos no grupo de tratamento cometeram novas ofensas (segundo registros oficiais coletados em um período de seis meses posteriores à intervenção), enquanto apenas 11% daqueles incluídos no grupo de controle reincidiram. Ainda, os participantes do programa também cometeram, em média, delitos mais graves [1]. Esse tudo randomizado controlado avaliou o impacto desse programa a partir de uma amostra de 82 jovens, sendo 46 participantes do grupo experimental e 35 do grupo controle.

Referência bibliográfica

[1] Finckenauer J.O. (1979). Juvenile Awareness Project: Evaluation Report No. 2. New Jersey Department of Corrections. Newark, N.J. (Unpublished). Ver resumo em: https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.1980.tb21271.x

Fonte da Informação