Abuso Sexual: Educação e Tratamento Familiar (SAFE-T)
Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de avaliação e tratamento para adolescentes de 12 a 19 anos que tenham sido acusados de violência sexual, e suas famílias. O objetivo é promover a segurança e o tratamento de jovens perpetradores de violência sexual, oferecer assistência e apoio psicológico às famílias e desenvolver pesquisa e capacitação profissional a respeito do tema.

O componente de avaliação do programa guia o componente de intervenção individualizada, em que metas são determinadas conjuntamente com os jovens e os pais. O programa também oferece serviços para conscientização e capacitação de profissionais a respeito da violência sexual na infância e adolescência.

A intervenção envolve sessões individuais, familiares e em grupo durante 12 a 18 semanas e tem duração média de 18 meses (com capacitação e supervisão).

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que os participantes da intervenção têm uma probabilidade estatisticamente menor de serem acusados por reincidir em um crime sexual, crime violento não sexual, crime não violento, ou qualquer tipo de crime, no seguimento de 20 anos [1].

Referência bibliográfica

[1] Worling, J. R., Litteljohn, A. & Bookalam, D. (2010). 20-year prospective follow-up study of specialized treatment for adolescents who offended sexually. Behavioral Sciences & the Law, 28(1), 46–57. https://doi.org/10.1002/bsl.912