Apoio Positivo à Família
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de intervenção multicomponente aplicado no contexto escolar, voltado para famílias com crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos. O objetivo é reduzir a exposição a fatores de risco e melhorar as habilidades de comunicação e supervisão na família.

No nível da intervenção universal, o programa apoia e promove a supervisão parental dos adolescentes, o envolvimento e a gestão em situações enfrentadas pelas crianças em sua vida cotidiana. Também são realizadas intervenções motivacionais específicas com pais de adolescentes em maior risco.

No nível da intervenção seletiva, o método motivacional Family Check-Up (FCU) é usado para promover melhores práticas de parentalidade em casos que o exijam. Após a implementação de três sessões de FCU, um conjunto de intervenções familiares é oferecido para melhorar as habilidades de supervisão dos pais.

Avaliações de impacto

Estudos de avaliação de impacto evidenciaram que o programa levou à redução do uso de substâncias psicoativas, do comportamento antissocial, do número de detenções e do aumento de habilidades sociais das famílias (1) (2).

Referência bibliográfica

[1] Dishion, T. J., Kavanagh, K., Schneiger, A., Nelson, S. & Kaufman, N. K. (2002). Preventing early adolescent substance use: A family-centered strategy for the public middle school. Prevention Science: The Official Journal of the Society for Prevention Research, 3(3), 191–201. https://doi.org/10.1023/A:1019994500301

[2] Connell, A. M., Dishion, T. J., Yasui, M. & Kavanagh, K. (2007). An adaptive approach to family intervention: Linking engagement in family-centered intervention to reductions in adolescent problem behavior. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 75(4), 568–579. https://doi.org/10.1037/0022-006X.75.4.568

Fonte da Informação