Buscando Segurança para Mulheres Privadas de Liberdade
Períodos da vida que atende
País onde foi implementado

É uma intervenção cognitivo-comportamental para mulheres privadas de liberdade com diagnóstico de Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) e uso abusivo de drogas. O objetivo é reduzir os sintomas de TEPT e depressão, aprimorar as habilidades interpessoais e as habilidades de manejo do estresse das reclusas.

O método, aplicado por meio de manuais, prevê psicoeducação sobre o trauma, as consequências da associação entre traumas e uso de substâncias e o ensino de estratégias de manejo do estresse. A intervenção tem duração de 12 semanas, com encontros em grupo de duas horas, duas vezes por semana, consistindo 25 tópicos que incluem abordagens cognitivas, comportamentais e interpessoais.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que, no acompanhamento de 12 semanas, o programa esteve associado a uma diminuição estatisticamente significativa dos sintomas de TEPT e de depressão, em comparação com as mulheres do grupo controle, que estavam na condição de lista de espera para participar da intervenção [1].

Referência bibliográfica

[1] Lynch, S. M., Heath, N. M., Mathews, K. C. & Cepeda, G. J. (2012). Seeking safety: An intervention for trauma-exposed incarcerated women? Journal of Trauma & Dissociation : The Official Journal of the International Society for the Study of Dissociation (ISSD), 13(1), 88–101. https://doi.org/10.1080/15299732.2011.608780

Fonte da Informação