Companhia Integrada de Policiamento de Proximidade (CIPP) do Rio de Janeiro
Eixos
Tipos de soluções
Problemas abordados
Efetividade

Promissor

.

.

.

.

.

Promissor

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

Foi um programa implantado no 6º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com o propósito de complementar as Unidades de Polícia Pacificadora ("UPPs", implementadas em favelas e comunidades conflagradas), com foco em bairros de classes média e alta. O objetivo era aumentar a aproximação e melhorar a imagem da polícia com os moradores e comerciantes, além de reduzir a violência.

No total 40 territórios foram acompanhados pelo programa, o qual envolveu um total de 120 policiais, sendo 102 deles recém ingressos na corporação. Os policiais participaram de um curso de formação, com duração de três semanas. Cada dupla de agentes, identificados por um colete refletor com um X vermelho, atuava por meio do patrulhamento a pé, realizando visitas ao comércio, creches, escolas e abordagens com os moradores. O programa previa uma patrulha em escalas de 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira.

Avaliações de impacto

Uma avaliação do impacto do projeto-piloto da primeira CIPP, implementada na área da vigésima delegacia de polícia (com sede no bairro de Vila Isabel) sobre os delitos monitorados pelo Sistema de Indicadores de Metas (SIM), incluindo as seguintes categorias: (i) letalidade violenta (homicídio doloso, letalidade policial, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), (ii) roubos de rua, e (iii) roubos de veículo.

Através do uso do método de controle sintético, a referida avaliação de impacto encontrou uma redução de 17% na taxa de ocorrências destes tipos de delito. Isso equivale a dizer que houve uma redução de aproximadamente 20 ocorrências na área da intervenção em relação às áreas de controle [1].

Referência bibliográfica

[1] Vaz, B.O.E & Caldas, E. A. R. M. (2017). A Avaliação do Impacto da Companhia Integrada de Polícia de Proximidade (CIPP). Revista Econômica 19(2): 87–110. https://periodicos.uff.br/revistaeconomica/article/view/35019/20273

Fonte da Informação