É um programa focado na resolução de problemas e na prevenção do crime. O ComunPaz busca articular iniciativas orientadas à resolução pacífica de conflitos comunitários em áreas outrora dominadas pelas FARC, na Colômbia.
O programa é desenvolvido por meio de esforços de coordenação entre as autoridades policiais e os conselhos de ação comunitária (JACs), com vistas para melhorar a relação com os cidadãos dessas áreas e evitar as armadilhas da imposição forçada de leis em comunidades acostumadas à autonomia ou à submissão ao controle pelo “Estado paralelo”.
Especificamente, o ComunPaz compreendia quatro módulos: (i) palestras, (ii) discussões, (iii) trabalho em grupo e (iv) sessão de perguntas e respostas. Cada módulo durava um dia, ou seja, um total de quatro dias por comunidade de tratamento. O programa foi implementado ao longo de três meses por comunidade, com intervalos entre as sessões para permitir que os residentes adotassem novos arranjos e colocassem novas habilidades em prática.
O programa foi implementado entre outubro de 2018 e maio de 2019 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pelo Departamento Nacional de Planejamento (DNP) do governo colombiano e pelo Centro de Recursos de Análise de Conflitos (CERAC).