ComunPaz
Eixos
Tipos de soluções
Efetividade

Efetivo

.

.

.

.

.

Efetivo

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa focado na resolução de problemas e na prevenção do crime. O ComunPaz busca articular iniciativas orientadas à resolução pacífica de conflitos comunitários em áreas outrora dominadas pelas FARC, na Colômbia.

O programa é desenvolvido por meio de esforços de coordenação entre as autoridades policiais e os conselhos de ação comunitária (JACs), com vistas para melhorar a relação com os cidadãos dessas áreas e evitar as armadilhas da imposição forçada de leis em comunidades acostumadas à autonomia ou à submissão ao controle pelo “Estado paralelo”.

Especificamente, o ComunPaz compreendia quatro módulos: (i) palestras, (ii) discussões, (iii) trabalho em grupo e (iv) sessão de perguntas e respostas. Cada módulo durava um dia, ou seja, um total de quatro dias por comunidade de tratamento. O programa foi implementado ao longo de três meses por comunidade, com intervalos entre as sessões para permitir que os residentes adotassem novos arranjos e colocassem novas habilidades em prática.

O programa foi implementado entre outubro de 2018 e maio de 2019 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pelo Departamento Nacional de Planejamento (DNP) do governo colombiano e pelo Centro de Recursos de Análise de Conflitos (CERAC).

Avaliações de impacto

Um estudo randomizado controlado (RCT) avaliou o impacto da intervenção, e concluiu que o programa foi efetivo em melhorar a qualidade da resolução de disputas locais, aumentar a confiança dos cidadãos em (algumas) instituições estatais e fortalecer a coordenação entre o estado e as autoridades comunais. Além disso, os autores encontraram uma redução de confiança nos grupos armados por parte da população [1].

O desenho utilizado para avaliar a intervenção foi um ensaio controlado randomizado (RCT), utilizando a comunidade como unidade de análise. A amostra foi de 149 comunidades em quatro regiões rurais da Colômbia onde as FARC tiveram alta presença histórica. 72 comunidades foram aleatoriamente alocadas ao grupo de tratamento.

O impacto foi avaliado por meio de surveys aplicadas a moradores, lideranças dos conselhos de ação comunitária, policiais e inspetores da polícia. Ou seja, a pesquisa avaliou tanto o lado da oferta quanto o da demanda por segurança e provisão de justiça.

Referência bibliográfica

[1] Blair, R. A., Moscoso-Rojas, M., Vargas-Castillo, A., Weintraub, M. (2022). Preventing Rebel Resurgence after Civil War: A Field Experiment in Security and Justice Provision in Rural Colombia. American Political Science Review, 116(4), 1258–1277. https://doi.org/10.1017/S0003055422000284

Fonte da Informação