Corte de Família para Tratamento da Dependência de Drogas (Flórida)
Efetividade

Promissor

.

.

.

.

.

Promissor

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa do Tribunal Especializado no tratamento de pais ou responsáveis com problemas associados ao abuso de drogas e que por este motivo foram separados de seus filhos pelo conselho tutelar. O objetivo é reunir pais/responsáveis e seus filhos, garantindo a segurança e o bem-estar da família.

Os pais e/ou responsáveis não podem ter histórico de transtorno mental grave, de agressão sexual ou delito grave que resulte em pena de prisão. O tribunal especializado é composto por um único juiz responsável tanto pelas áreas de abuso de substâncias como de cuidados infantis.

O programa exige a adesão ao tratamento do abuso de substâncias e a participação em reuniões regulares com os funcionários e o juiz. Os participantes recebem semanalmente aconselhamento de grupo e terapia individual e são responsáveis pela frequência de um grupo de Alcoólicos ou Narcóticos Anônimos (AA ou NA).

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que os participantes do programa eram mais propensos a retornar aos cuidados da família e tinham menor probabilidade de que as crianças fossem novamente abrigadas após a reunificação familiar permanente. Contudo, as famílias que participaram do programa atingiram a permanência com a criança a um ritmo mais lento em comparação com as famílias que não participaram [1].

Referência bibliográfica

[1] Chuang, E., Moore, K., Barrett, B. & Young, M. S. (2012). Effect of an integrated family dependency treatment court on child welfare reunification, time to permanency and re-entry rates. Children and Youth Services Review, 34(9), 1896–1902. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2012.06.001

Fonte da Informação