Educação e Treinamento para Resistir a Associação com Gangues
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa escolar de prevenção da violência para alunos adolescentes. O objetivo é promover relações familiares positivas e evitar a associação com gangues.

Dois componentes são trabalhados na intervenção:
1) no primeiro, os alunos recebem uma carta para compartilhar com seus pais, projetada para facilitar a interação entre pais e filhos e fortalecer as relações familiares; e
2) o segundo, é desenvolvido durante o período de férias escolares e proporciona aos alunos atividades positivas para o crescimento social, cognitivo e interpessoal, como alternativas ao envolvimento com atividades criminosas.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que o programa produziu um efeito positivo moderado na participação de gangues, sem diferenças estatísticas sobre o crime e o delito violento. Houve um pequeno efeito positivo nas atitudes pró-sociais, em relação à polícia e ao desenvolvimento de habilidades sociais. O estudo teve um desenho experimental e longitudinal (5 anos), com uma amostra de 3.820 alunos, de sete cidades dos Estados Unidos [1].

Referência bibliográfica

[1] Esbensen, F. A., Peterson, D., Taylor, T. J. & Osgood, D. W. (2012). Results from a Multi-Site Evaluation of the G.R.E.A.T. Program. Justice Quarterly, 29(1), 125–151. https://doi.org/10.1080/07418825.2011.585995

Fonte da Informação