Equipes de Tratamento e Recuperação para Sobriedade
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa intensivo de proteção à criança, para acompanhamento de famílias com problemas decorrentes do abuso de substâncias e histórico de violência infantil.

A intervenção busca:
1) garantir a segurança da criança;
2) manter os filhos em casa com os pais, desde que seja seguro e possível;
3) permanência da criança preferencialmente com um ou ambos os pais ou, se isso não for possível, com um membro da família;
4) sobriedade dos pais a tempo de cumprir os requisitos do programa;
5) melhorar a capacidade dos pais para cuidar dos filhos e realizar tarefas vitais essenciais;
6) redução dos maus-tratos;
7) melhorar a qualidade do cuidado em saúde das crianças e dos adultos que fazem uso abusivo de drogas;
8) melhorar a colaboração entre os prestadores de cuidados infantis e tratamento de saúde mental.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que, no seguimento de seis meses, as crianças atendidas pelo programa tinham menos probabilidade de sofrer recorrência de abuso ou negligência infantil e, no seguimento de 12 meses, de serem acolhidas novamente em lares adotivos [1].

O estudo teve um desenho quase-experimental, com uma amostra de 1.354 crianças de 839 famílias moradoras em um condado rural apalachiano com altos índices de pobreza, uso de drogas e maus-tratos infantis. Deste total 451 crianças (de 322 famílias) estavam no grupo de intervenção e receberam o tratamento START; 359 crianças (de 150 famílias) estavam no grupo de comparação correspondente, mas não receberam o tratamento [1].

Referência bibliográfica

[1] Hall, M. T., Huebner, R. A., Sears, J. S., Posze, L., Willauer, T. y et al. (2015). Sobriety Treatment and Recovery Teams in Rural Appalachia: Implementation and Outcomes. Child Welfare, 94(4), 119–138. https://www.proquest.com/docview/1804471357