Estratégia de Policiamento Comunitário: Força-Tarefa para Redução do Medo em Newark e Houston
Eixos
Tipos de soluções
Efetividade

Sem efeito

.

.

.

.

.

Sem efeito

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É uma estratégia de policiamento comunitário em que é fornecido um jornal informativo sobre o crime e a atividade policial na vizinhança. O objetivo é aumentar a compreensão dos moradores das áreas com altos índices de criminalidade, aumentar a instalação de recursos de segurança doméstica e a satisfação da população.

As notícias incluíam informações sobre pontos de referência policial e relatos de sucesso sobre casos criminais (crimes prevenidos e solucionados). Duas versões de jornais foram testadas: uma com dados estatísticos sobre a criminalidade local no mês, e outra, sem esses dados.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que os moradores que receberam boletins, independentemente da inclusão de estatísticas criminais, perceberam um aumento na criminalidade nas áreas residenciais, assim como expressaram maior preocupação em ser vítimas de crime contra a sua propriedade, do que aqueles que não receberam os newsletters [1].

Os autores sugerem que entre 53% e 63% dos moradores lembraram dos jornais informativos fornecidos pelo policiamento comunitário e que os jornais foram malsucedidos em alcançar os resultados desejados [1].

Referência bibliográfica

[1] Pate, A., Lavrakas, P. J., Skogan, W. G., Wycoff, M. A., & Sherman, L. W. (1985). Neighborhood Police Newsletters: Experiments in Newark and Houston; Executive Summary. Washington, DC: Police Foundation. http://link.sandiego.edu/portal/Neighborhood-police-newsletters--experi…

Fonte da Informação