Operação Convivência
Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

Refere-se a um programa que englobou um total de 40 bairros de renda baixa e média de Medelín, nos quais o governo municipal intensificou seu aparato civil por 20 meses, designando agentes públicos em tempo integral para ajudar as comunidades a se organizarem, tendo em vista a: melhoria da ordem pública, promoção de uma melhor comunicação e conexão entre os moradores e o governo, incentivo à resolução de disputas, e promoção de acesso a serviços familiares e sociais. Uma força-tarefa centralizada garantiu que os órgãos municipais cumprissem essas funções. A implementação da operação convivência representou um aumento de 60 vezes na presença em nível de rua, além de uma ampliação da capacidade de atedimento dos órgãos municipais.

Avaliações de impacto

Um estudo experimental não encontrou evidências de que a "Operação Convivência" tenha sido capaz de produzir, em termos gerais, melhorias significativas em aspectos relacionados à governança estatal, à legitimidade do estado, às chamadas de emergência associadas a questões de segurança e denúncias de crimes. Entretanto, identificou-se uma heterogeneidade significativa, pois os efeitos do programa dependeram fortemente das condições iniciais pré-intervenção. Nos setores em que o Estado já tinha capacidade e presença relativamente fortes, a intervenção foi implementada de forma eficaz. Como consequência, nesses casos, os moradores relatam interagir muito mais com a equipe municipal, e o programa logrou aumentar a legitimidade do Estado e reduzir tanto as denúncias de crimes quanto as chamadas de emergência para a polícia. Por outro lado, nos setores em que a capacidade e presença estatal eram mais frágeis no momento pré-intervenção, a qualidade da intervenção foi menor, sem que se conseguisse cumprir com algumas premissas importantes, e o número de interações foi significativamente menor do que o observado nas zonas bem-sucedidas (cerca de 25% em média). Como resultado, não se encontraram evidências de que o programa tivesse produzido efeitos positivos sobre qualquer um dos desfechos de interesse [1].

Referência bibliográfica

[1] Blattman, C., Duncan, G., Lessing, B., & Tobón, S. (2022). Civilian alternatives to policing: Evidence from Medellín’s community problem-solving intervention Operación Convivencia. NBER Working Paper (29692). https://www.nber.org/papers/w29692

Fonte da Informação