Plano Nacional de Policiamento Comunitário por Quadrantes (PNVCC)
Eixos
Tipos de soluções
Problemas abordados
Efetividade

Efetivo

.

.

.

.

.

Efetivo

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

Diz respeito a um plano, implementado pela Polícia Nacional da Colômbia a partir de 2010, que envolveu um programa de treinamento abrangente para mais de 9.000 policiais, com o objetivo de melhorar as habilidades interpessoais e implementar novos protocolos de patrulhamento.

O plano dividiu cada cidade em pequenas áreas geográficas (quadrantes), designou seis policiais para cada uma delas, estabeleceu novos protocolos de policiamento e patrulhamento, que envolveram maior contato com a comunidade e responsabilizou os policiais pelo que acontecia em seu quadrante em termos de insegurança.

Cada delegacia é equipada com um Centro de Informação Estratégica da Polícia Seccional (Sala CIEPS), que inclui equipamento de informática com dados sobre a atividade criminosa geocodificada para todos os quadrantes da delegacia, atualizada semanalmente.

No nível gerencial, o plano descentralizou as decisões estratégicas ao capacitar as patrulhas dos quadrantes para diagnosticar as questões mais urgentes, planejar as intervenções necessárias e acompanhar a evolução das atividades criminosas no nível do quadrante.

Avaliações de impacto

Um estudo de avaliação de impacto, focado principalmente no componente de capacitação do programa, evidenciou que uma redução de 22% no número de homicídios em sete cidades pode ser atribuída à intervenção. Os resultados do impacto da intervenção sobre roubos de residências e veículos não foram estatisticamente significativos [1].

Referência bibliográfica

[1] Garcia, J., Mejia, D., & Ortega, D. (2013). Police reform, training and crime: experimental evidence from Colombia's Plan Cuadrantes. Documento CAF, (2013-04). https://scioteca.caf.com/bitstream/handle/123456789/245/police_reform_t…

Fonte da Informação