Programa de Contato com Cidadãos em Houston (EUA)
Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

É um programa policial que consiste no contato informal de policiais com os residentes, por meio de visitas domiciliares, em estabelecimentos comerciais, nas ruas e nos estacionamentos.

São abordados temas sobre a criminalidade, o medo do crime, a percepção de segurança e a percepção da polícia. As perguntas são contextualizadas em uma breve apresentação dos policiais aos residentes, manifestando interesse em conhecer melhor a área e identificar quais eram os principais problemas percebidos pelos moradores da região.

No período da intervenção, os policiais designados para a abordagem informal foram liberados de atender chamadas de emergência.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou uma redução nas medidas de medo e de vitimização pessoal, de crime contra a propriedade, da desordem social e da agressividade policial. Foram observadas taxas mais altas na satisfação da população em relação ao serviço policial [1].

Os autores sugerem que os departamentos de polícia adotem patrulhas em bairros de baixa densidade, dando ênfase às visitas domiciliares, e que quaisquer esforços futuros para implementar o programa sejam acompanhados pela formação dos agentes, para esta tarefa específica [1].

Referência bibliográfica

[1] Wycoff, M. A., Skogan, W. G., Pate, A. M. & Sherman, L. W. (1985). Citizen Contact Patrol: The Houston Field Test. Executive Summary [Final Report]. Washington, D.C. National Institute of Justice (NIJ). https://www.ojp.gov/pdffiles1/Digitization/106340NCJRS.pdf

Fonte da Informação