Programa de Eliminação do Crime Relacionado a Drogas em Moradias Populares
Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

É um programa colaborativo interagências com o objetivo de empoderar os inquilinos de moradias populares, visando promover a qualidade de vida e a segurança nos arredores das residências, combatendo o abuso de drogas.

Os pontos fundamentais do programa envolvem:
1) organização de encontros focados na resolução de problemas entre as partes interessadas da vizinhança;
2) desenvolvimento de um comitê de aprimoramento da vizinhança;
3) contratação de um coordenador de recursos local para mediar a parceria entre moradores e outros participantes do programa;
4) coordenação de programas educacionais de prevenção ao crime;
5) criação do programa "adote um inquilino" junto ao comércio local, para melhorar a infraestrutura da vizinhança;
6) instalação de unidades policiais, com base na comunidade próxima à área de moradias populares.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que o programa contribuiu para mudanças positivas na percepção dos residentes sobre a qualidade de vida e moradia em seus bairros, na percepção sobre os serviços policiais e na diminuição do nível de criminalidade nas áreas de moradia. O estudo indica que a colaboração da comunidade, provavelmente, levou a uma diminuição nas ocorrências do crime e da desordem na área que recebeu a intervenção, considerando o número de prisões por drogas e denúncias de crimes [1].

Referência bibliográfica

[1] Giacomazzi, A. L. (1995). Community crime prevention, community policing, and public housing: an evaluation of a multi-level, collaborative drug-crime elimination program in Spokane, Washington (Doctoral dissertation, Washington State University).

Fonte da Informação