Programa de Visitação para Reduzir a Parentalidade Coercitiva (Jamaica)
País onde foi implementado
Descrição

Refere-se a uma intervenção orientada à redução da paternidade coercitiva, implementada pelo Ministério de Segurança Nacional da Jamaica e que teve como público-alvo os cuidadores de crianças com idades entre seis e 15 anos em comunidades vulneráveis daquele país.

Consistiu, especificamente, num programa de visitação aos cuidadores por um profissional especializado na capacitação e treinamento de pais/responsáveis durante um período de seis meses. Durante esse período, os pais também eram convidados para três sessões oficinas de treinamento em grupo.

Avaliações de impacto

Um estudo randomizado controlado (RCT nas siglas em inglês) encontrou evidências robustas de que, seis meses após a intervenção, o uso de práticas parentais coercitivas foi reduzido no grupo de tratamento, na comparação com o grupo de controle. Essa melhora se deve a uma redução na probabilidade de os cuidadores gritarem e baterem em seus filhos por mau comportamento. O efeito é maior para os cuidadores com níveis mais altos de pré-intervenção de paternidade coercitiva [1].

Referência bibliográfica

[1] Simone, F. De, Mejia, C., Perez-vincent, S. M., & Villalba, H. (2022). Mitigating Coercive Parenting through Home Visitations: The Impacts of a Parenting Program Targeted at Vulnerable Communities in Jamaica. Interamerican Development Bank (IDB). https://publications.iadb.org/en/mitigating-coercive-parenting-through-…

Fonte da Informação