Programa Estado Presente em Defesa da Vida do Espírito Santo (Brasil)
Eixos
Tipos de soluções
Problemas abordados
Efetividade

Promissor

.

.

.

.

.

Promissor

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de gestão por resultados no âmbito da segurança publica cujo objetivo é reduzir os índices de criminalidade (diminuição das mortes violentas intencionais).

É desenvolvido em dois eixos:
1) ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões com altos índices de vulnerabilidade social;
2) modelo de gestão das forças de segurança baseado em indicadores e metas, que permitem ao governo mensurar os resultados dos projetos e ações em segurança pública em cada área de forma permanente.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto concluiu que o programa provocou uma diminuição de 10,2% no número de homicídios no estado do Espírito Santo, entre 2010 e 2014.

O estudo mostrou que se a política não tivesse sido adotada, o número de homicídios teria aumentado em 29% entre 2010 e 2014.

O estudo utilizou o método de controle sintético e, como variáveis de controle, diversos indicadores econômicos e demográficos dos estados brasileiros [1].

Referência bibliográfica

[1] Cerqueira, D., Ramos, D., Coelho, D., Lins, G. (2019). Uma Avaliação de Impacto de Política de Segurança Pública: O Programa Estado Presente do Espírito Santo (TEXTO PARA DISCUSSÃO núm. 2543). Brasília DF, Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9704/1/td_2543.pdf

Fonte da Informação