Programa Famílias Avançando
Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

É uma intervenção comportamental para famílias com crianças de três a 12 anos que tenham sido expostas ao uso de álcool no pré-natal ou que tenham desenvolvido transtornos do espectro alcoólico fetal. O objetivo é desenvolver técnicas parentais e de autocuidado nas famílias, reduzir problemas comportamentais entre as crianças e aprimorar o suporte e a identificação de necessidades familiares.

O programa oferece intervenção especializada com técnicas de suporte comportamental positivo, entrevista motivacional e tratamento cognitivo-comportamental. O currículo é aplicado em aproximadamente 15 sessões, ao longo de nove a 11 meses, por profissionais da área da saúde e da assistência social.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que os pais participantes do programa tiveram um senso significativamente melhorado de autoeficácia e mais comportamentos de autocuidado. Não surgiram diferenças nas taxas de estresse parental relacionado à criança [1].

Outro efeito estatisticamente significativo foi que participantes do programa relataram que as necessidades familiares foram atendidas com mais frequência, em comparação às famílias não atendidas pelo programa. Após o tratamento, os filhos mostraram um número significativamente menor de problemas de comportamento desafiador [1].

Referência bibliográfica

[1] Bertrand, J. (2009). Interventions for children with fetal alcohol spectrum disorders (FASDs): Overview of findings for five innovative research projects. Research in Developmental Disabilities, 30(5), 986–1006. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2009.02.003