Programa Luz para Todos
Tipos de soluções
Problemas abordados
Efetividade

Promissor

.

.

.

.

.

Promissor

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa do governo federal brasileiro, criado pelo Decreto 4.873, de 11 de novembro de 2003. Sua implementação foi feita em nível nacional para universalizar o acesso e uso da energia elétrica nas áreas rurais e urbanas de cidades sem este tipo de eletrificação.

Avaliações de impacto

Embora o objetivo do programa não esteja relacionado à melhoria da segurança pública, uma avaliação de impacto sobre o efeito do“Luz Para Todos” evidenciou que as áreas rurais onde foi implementada a eletrificação e a iluminação pública tiveram uma elevada redução dos homicídios [1].

O estudo estima que o aumento da cobertura de energia elétrica de 0 para 100% reduz as taxas de homicídios em 92 por 100.000 habitantes em espaços públicos. Estas descobertas são consistentes com a suposição de que a iluminação auxilia na melhor identificação de suspeitos, o que aumenta o custo de oportunidade e dissuade o crime.

Referência bibliográfica

[1] Arvate, P., Falsete, F. O., Ribeiro, F. G. & Souza, A. P. (2018). Lighting and Homicides: Evaluating the Effect of an Electrification Policy in Rural Brazil on Violent Crime Reduction. Journal of Quantitative Criminology, 34(4), 1047–1078. https://doi.org/10.1007/s10940-017-9365-6

Fonte da Informação