Programa Soluções Familiares
Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de intervenção multifamiliar composto por dez sessões para os jovens que cometeram sua primeira infração da lei. O objetivo é auxiliar os pais a estabelecerem influências positivas sobre o comportamento dos filhos, por meio do desenvolvimento de habilidades sociais que contribuam para uma vida adulta exitosa.

Os temas das sessões concentram-se na construção de um sistema de apoio dentro do grupo familiar, na cooperação familiar, na construção de parcerias família e escola, nas habilidades parentais, incluindo monitoramento e comunicação, na contratualização familiar, nas habilidades de gerenciamento da raiva, no processo de tomada de decisão e nos serviços comunitários.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que o programa produziu uma queda nas taxas de reincidência, sendo que a taxa de reincidência foi de 19,9% entre os participantes que concluíram o programa, 36,6% entre aqueles que não concluíram e 54,7% entre os adolescentes que não participaram da intervenção [1].

Referência bibliográfica

[1] Quinn, W. H. & van Dyke, D. J. (2004). A multiple family group intervention for first-time juvenile offenders: Comparisons with probation and dropouts on recidivism. Journal of Community Psychology, 32(2), 177–200. https://doi.org/10.1002/jcop.10085

Fonte da Informação