É uma intervenção de mentoria breve para adolescentes envolvidos com o sistema de justiça criminal, com o objetivo de prevenir a reincidência e oferecer oportunidades de reinserção social.
O programa opera de acordo com o modelo TEAM (sigla em inglês para 'Teoricamente Envolvendo Atividades na Mentoria') para as relações de mentoria de jovens. Além disso, o marco teórico do programa também é fortemente influenciado pelo modelo de terapia cognitivo-comportamental (CBT, na sigla em inglês). Por esse motivo, diversas iniciativas incorporam elementos de intervenção relacionados ao modelo "Alternativas Pacíficas para Situações Difíceis", que usa técnicas de CBT para ajudar os jovens a reduzir conflitos e construir habilidades pró-sociais.
A intervenção começa com a avaliação familiar dos jovens encaminhados ao programa, para que a equipe técnica desenvolva um plano de intervenção que atenda às necessidades dos beneficiários, com o apoio de parceiros informais, tais como membros da família, líderes comunitários, líderes da igreja local, entre outros.
Os adolescentes são acompanhados por mentores compatíveis que procuram estabelecer vínculos seguros de mentoria no ambiente familiar, por meio de reuniões semanais durante quatro a seis meses. As atividades de mentoria consistem em apoiar a conclusão das tarefas escolares realizadas em casa, participação em serviços comunitários, busca de emprego e participação em atividades recreativas.