Prontos, Dispostos e Aptos
Problemas abordados
Efetividade

Sem efeito

.

.

.

.

.

Sem efeito

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

É um programa residencial de transição que oferece emprego para pessoas que tenham acabado de sair do sistema prisional. O objetivo é prevenir a reincidência por meio da garantia de emprego, renda, moradia e estabilidade financeira.

Os participantes do programa devem ser aceitos em instituições de abrigo do Departamento de Serviços para Moradores de Rua e passar por avaliação médica e psiquiátrica. A intervenção consiste em encontros bimensais com um gestor de caso, nos quais é elaborado um plano individualizado de transição e independência e avaliada a adesão ao programa.

O programa tem duração média de um ano e é estruturado em três fases:
1) os primeiros 30 dias;
2) emprego para a transição; e
3) transição para a independência.

Após a conclusão do programa, os egressos recebem um auxílio financeiro por cinco meses, caso mantenham as exigências de emprego, moradia e sobriedade.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que, após três anos, o programa produziu uma redução estatisticamente significativa nas sentenças provisórias (no aguardo de julgamento - "jail sentences"), mas não houve impacto sobre as taxas de apreensões, condenações e no sentenciamento para o cumprimento de pena em penitenciárias ("prison sentences") [1].

Referência bibliográfica

[1] Sirois, C. & Western, B. (2010). An Evaluation of "Ready, Willing & Able". Cambridge, MA. Harvard University. https://prisonstudiesproject.org/wp-content/uploads/2011/07/RWA_evaluat…

Fonte da Informação