Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças com Comportamentos Sexuais Problemáticos
Efetividade

Efetivo

.

.

.

.

.

Efetivo

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa ambulatorial de intervenção cognitivo-comportamental breve para crianças de até 12 anos com comportamentos sexuais inadequados. O objetivo é reduzir e eliminar esse tipo de comportamento em crianças em idade escolar.

O programa oferece serviços psicoterapêuticos, psicoeducativos e assistenciais para os estudantes e suas famílias, a fim de fortalecer habilidades parentais e aprimorar a comunicação entre pais e filhos. A intervenção consiste em sessões semanais de terapia e treinamento em grupos específicos, tanto para adultos quanto para crianças. O programa tem duração média de quatro a seis meses.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que níveis significativamente mais baixos de ofensas sexuais (2% vs. 10%). Ao comparar os casos tratados pelo programa com uma amostra clínica de crianças sem histórico de comportamento sexual problemático, nenhuma diferença significativa foi observada após o acompanhamento na proporção de casos que cometeram ofensas sexuais (2% vs. 3%) [1].

O estudo teve um delineamento experimental, num seguimento de dez anos de acompanhamento. Teve uma amostra de 135 crianças com histórico de comportamento sexual problemático [1].

Referência bibliográfica

[1] Carpentier, M. Y., Silovsky, J. F. & Chaffin, M. (2006). Randomized trial of treatment for children with sexual behavior problems: Ten-year follow-up. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 74(3), 482–488. https://doi.org/10.1037/0022-006X.74.3.482