Tribunal Comunitário de Família (Condado de Jackson)
Efetividade

Efetivo

.

.

.

.

.

Efetivo

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa para acompanhamento de pais com dependência química, cujos filhos estão sob os cuidados do Estado, em instituições de acolhimento institucional.

É desenvolvido pelo Tribunal Comunitário da Família por meio de estratégias para resolução de problemas embasadas nos "Dez Componentes Chave dos Tribunais de Drogas". Os componentes incluem audiências regulares, geralmente semanais, supervisão judicial intensiva, encaminhamento a um programa de tratamento de abuso de substâncias, exames frequentes para detecção do consumo de drogas e recompensas e sanções relacionadas ao cumprimento do programa.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que o programa teve um aumento estatisticamente significativo nos resultados de bem-estar das crianças cujos pais receberam a intervenção, bem como aumento da reunificação familiar e menos adoções e rescisão de direitos parentais. As crianças passaram uma média de 645 dias em lares adotivos em comparação com uma média de 655 dias daquelas cujos pais não receberam a intervenção. Essa diferença foi estatisticamente significativa.

Na variável sobre reincidência, os pais que receberam o tratamento tinham menos probabilidades de rescindirem e serem presos no primeiro ano após o início do processamento do caso, e este padrão continuou durante quatro anos após a entrada no tribunal de droga, com o padrão de diferenças contínuo a cada ano. Além disso, os pais também passaram mais tempo em programas de tratamento de drogas, e 73% deles completaram o tratamento, em comparação com 44% dos pais que não receberam o acompanhamento do Tribunal [1].

O estudo teve um delineamento quase-experimental, envolvendo um grupo de tratamento (n = 331) com 33% do sexo masculino e 93% de brancos, 3% de latinos e 2% de afro-americanos, com uma idade média de 28 anos. O grupo de comparação (n = 349) foi de 38% de homens e 93% de brancos, 4% de latinos e 2% de afro-americanos, com uma idade média de 27 anos [1].

Referência bibliográfica

[1] Carey, S. M., Sanders, M. B., Waller, M. S., Burrus, S. W. M. & Aborn, J. A. (2010). Jackson County Community Family Court Process, Outcome, and Cost Evaluation. Final Report. Salem, OR. Oregon Criminal Justice Commission. https://npcresearch.com/wp-content/uploads/Jackson_Byrne_06101.pdf

Fonte da Informação