Tribunal de Tratamento de Drogas (Chile)
Problemas abordados
Efetividade

Efetivo

.

.

.

.

.

Efetivo

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

Trata-se de um modelo de tribunais de tratamento de drogas (TTDs) que foi estabelecido no Chile, em 2004, com o objetivo de reduzir o crime relacionado a drogas por meio de uma alternativa que enfatiza o tratamento do abuso de substâncias e a supervisão comunitária dos infratores. A principal função dos tribunais é redirecionar os infratores à reabilitação sob supervisão judicial, a fim de facilitar o processo de mudança e incentivar a adesão ao tratamento.

Após um primeiro piloto em Valparaíso, o Programa TTD foi institucionalizado como uma política pública no Chile em 2011, tendo o Ministério da Justiça como força motriz e contando com o apoio de instituições como o Serviço Nacional de Prevenção e Reabilitação do Consumo de Drogas e Álcool, o Ministério Público, a Defensoria Pública Criminal e o Poder Judiciário.

Avaliações de impacto

Um estudo randomizado controlado (RCT nas siglas em inglês) teve como objetivo medir o impacto dos tribunais de tratamento de drogas na prevenção da reincidência (além de conduzir uma avaliação de custo-benefício do programa) e encontrou evidências indicativas de um impacto positivo do programa na redução da reincidência em infratores que faziam uso problemático de álcool e/ou drogas. Especificamente, os resultados mostram que a reincidência, após um ano de acompanhamento, foi reduzida entre 6,3 e 8,7 pontos percentuais na comparação com o grupo de controle. Em termos de custo-benefício, os resultados mostraram uma relação de 33%, ou seja, os benefícios alcançados pelo programa cobrem apenas um terço de seus custos [1].

Referência bibliográfica

[1] Fundación Paz Ciudadana & Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). (2018). Evaluación de impacto y costo-beneficio de los tribunales de tratamiento de drogas en Chile. https://pazciudadana.cl/biblioteca/reinsercion/evaluacion-de-impacto-y-…

Fonte da Informação