Tribunal de Tratamento de Drogas com Intervenção Ocupacional (Kentucky)
Efetividade

Sem efeito

.

.

.

.

.

Sem efeito

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de acesso à educação, à capacitação profissional e ao emprego para pessoas com problemas de abuso de substâncias psicoativas envolvidas no sistema de justiça criminal, sem histórico de crimes violentos e que estejam dispostos a participar do programa. O objetivo é proporcionar o acesso e permanência em atividades empregatícias.

O programa envolve três fases:
i) obtenção de vagas de emprego e treinamento profissional;
ii) manutenção de vagas (treinamento para resolução de conflitos no emprego, estabelecimento de metas e organização pessoal);
iii) melhora do emprego (identificação de empregadores potenciais e desenvolvimento profissional).

A intervenção oferece sessões semanais em grupo com uma entrevista motivacional, mapas de pensamento e discussão, assim como sessões individuais para os participantes com demandas especiais.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que, nos últimos 30 dias de participação no programa, houve uma pequena redução no abuso de substâncias, mas nenhum efeito estatisticamente significativo sobre o número de dias trabalhados em emprego fixo, renda fixa auferida, danos materiais ou trabalho ilegal com mercadorias roubadas [1].

Referência bibliográfica

[1] Leukefeld, C., Webster, J. M., Staton-Tindall, M. y Duvall, J. (2007). Employment and work among drug court clients: 12-month outcomes. Substance Use & Misuse, 42(7), 1109–1126. https://doi.org/10.1080/10826080701409701

Fonte da Informação