Tribunal de Tratamento de Drogas para Famílias (Condado de Snohomish)
Efetividade

Efetivo

.

.

.

.

.

Efetivo

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa do Tribunal de Tratamento de Drogas para pais que têm acusações de uso abusivo de substâncias psicoativas, cujos filhos estão envolvidos no sistema de acolhimento institucional. O objetivo é encorajar o planejamento futuro pelas famílias; reduzir a duração da estadia das crianças em abrigos; e, aumentar a taxa de conclusão do tratamento para abuso de substâncias.

O programa acolhe os participantes autorizados pelo tribunal de família e oferece uma variedade de serviços como tratamento, apoio e representação legal. A intervenção é entregue em quatro fases: intensivo, mantendo o ritmo, transição e pós-tratamento.

Cada fase tem requisitos de adesão ao programa, sendo a sobriedade um dos requisitos permanentes para a conclusão e liberação. Em caso de descumprimento dos requisitos, os participantes estão sujeitos a sanções definidas pelo tribunal, podendo atrasar o avanço para as fases seguintes do programa.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que os pais participantes tinham maior probabilidade de retomar a guarda de seus filhos em comparação com o grupo controle que não recebeu a intervenção (69% versus 62%, respectivamente). Os participantes tinham mais chances de iniciar um planejamento para retomar a guarda permanente, menos probabilidade de ter seus direitos parentais rescindidos e seus filhos passaram menos tempo no sistema de bem-estar infantil [1].

Referência bibliográfica

[1] van Wormer, J. & Hsieh, M.‑L. (2016). Healing Families: Outcomes from a Family Drug Treatment Court. Juvenile and Family Court Journal, 67(2), 49–65. https://doi.org/10.1111/jfcj.12057

Fonte da Informação