Em termos gerais, evidência científica é o resultado de estudos elaborados de acordo com os melhores métodos científicos utilizados em cada área do conhecimento com o objetivo de sistematizar e analisar informações de forma documentada e replicável.
A Plataforma tem como foco, por ora, as evidências de efetividade, um tipo específico de evidência produzida através de avaliações de impacto. Esse método específico de pesquisa tem como objetivo mensurar a relação entre um determinado tipo de programa e os seus impactos sobre um determinado indicador da realidade, buscando identificar se e o quanto uma eventual mudança nesse indicador pode ser atribuída ao programa, e procurando descartar, na medida do possível, que essa mudança se deva a outros fatores.
As evidências científicas são produzidas em relação às múltiplas dimensões do setor de segurança e justiça, para além das questões relacionadas à efetividade. Podem ser produzidas, por exemplo, para tentar discernir as causas de um problema, tais como os fatores de risco associados aos homicídios de jovens; ou para identificar os impactos de um problema, tais como os custos sociais, econômicos e políticos desses homicídios.
A evidência científica é apenas uma fonte de evidência a ser considerada ao se tomar decisões sobre quais políticas devem ser implementadas. Outras fontes de evidência incluem: os valores e preocupações das comunidades e das partes afetadas pelos programas; o conhecimento prático acumulado (expertise) das equipes de profissionais; ou a capacidade institucional e organizacional.
Todas estas fontes, se bem coletadas, sistematizadas e analisadas, são indispensáveis para informar o processo de tomada de decisão. O que buscamos com a Plataforma de Evidências em Segurança e Justiça é ajudar a garantir que a evidência científica também possa "ter um lugar à mesa" no momento da tomada de decisão.
A Plataforma de Evidências em Segurança e Justiça é projetada para oferecer idéias, inspiração e opções sobre que tipos de soluções e experiências podem ser consideradas na hora de decidir o que fazer em nossas cidades e países. Ou seja, fornecer insumos que aumentem a capacidade de pensar e imaginar soluções adaptadas às realidades e necessidades de cada país.
A Plataforma não promove receitas prontas. Temos consciência dos riscos de simplesmente replicar práticas externas, de fazer uma cópia irrefletida do que tem sido feito em outros lugares. Sabemos que os contextos socioeconômicos e as capacidades institucionais são importantes e variam muito, e que o que funcionou em um lugar pode não funcionar em outro.

Orden saiba mais
3