Tratamento Flexível e Culturalmente Informado para Adolescentes Baseado em Tratamento para Famílias
Períodos da vida que atende
País onde foi implementado

É um programa multicomponente para o acompanhamento de adolescentes de 11 a 17 anos, com problemas associados ao uso drogas ou com histórico de participação em tribunais juvenis e hospitalização psiquiátrica. O objetivo é fornecer conhecimentos necessários para o gerenciamento de fatores estressores e contribuir para um relacionamento familiar mais positivo.

A intervenção tem três fases principais:
1) a avaliação e formulação de um plano de tratamento;
2) a implementação de intervenções individuais e familiares básicas; e
3) o encerramento e prevenção da recaída.
As sessões individuais e familiares incorporam módulos psicoeducativos que abordam uma variedade de tópicos, incluindo comportamentos sexuais de risco, depressão, transtorno de hiperatividade e déficit de atenção e fatores de risco familiar. Se necessário, o terapeuta pode realizar visitas domiciliares, na escola, tribunais e outras instituições importantes para o adolescente.

Avaliações de impacto

Estudos de avaliação de impacto evidenciaram que o programa foi eficaz na redução do uso de maconha e cocaína e transtornos associados; sintomas de ansiedade; transtornos comportamentais; disruptivos e agressão; maior coesão familiar e melhora nos modelos de parentalidade. No entanto, não apresentou efeitos sobre problemas associados à depressão e internalização [1] [2].

Referência bibliográfica

[1] Santisteban, D. A., Mena, M. P., & McCabe, B. E. (2011). Preliminary results for an adaptive family treatment for drug abuse in Hispanic youth. Journal of Family Psychology, 25(4), 610–614 https://doi.org/10.1037/a0024016

[2] Santisteban, D. A., Czaja, S. J., Nair, S. N., Mena, M. P. Tulloch, A. R. (2017). Computer Informed and Flexible Family-Based Treatment for Adolescents: A Randomized Clinical Trial for at-Risk Racial/Ethnic Minority Adolescents. Behavior Therapy, 48(4), 474–489. https://doi.org/10.1016/j.beth.2016.11.001