Descrição

Há uma vasta literatura que mostra que o consumo de álcool é um fator de risco para uma ampla gama de lesões, doenças e perturbações sociais. A ligação entre os valores de impostos, os preços do álcool e o consumo (incluindo o consumo exagerado) está bem estabelecida a partir da associação dos níveis de consumo individual e populacional com vários indicadores de morbidade e mortalidade.

Os valores dos impostos sobre o álcool ou os preços do álcool em geral, têm sido utilizados nas últimas décadas para avaliar seu efeito sobre o consumo e resultados relacionados à saúde e ao crime, indicando que há significativo efeito sobre a redução de taxas de doenças e acidentes relacionados ao consumo de álcool.

País onde foi aplicado
  • Finlândia
Evidências

Uma revisão sistemática analisou 50 estudos sobre aumento de imposto ou do preço das bebidas alcoólicas, dos quais 31 analisaram resultados relacionados ao consumo do álcool e à redução da violência e dos crimes associados ao consumo de álcool (incluindo direção sob efeito do álcool), além de outros desfechos, como ferimentos e mortes decorrentes de acidentes de trânsito.

Foi estimado que uma duplicação do imposto sobre o álcool reduziria em 11% as mortes em acidentes de trânsito. Foram encontradas diminuições significativas na morbidade e mortalidade relacionadas com o álcool e na prevalência de comportamentos de risco, incluindo o consumo de drogas. Os efeitos sobre a redução da criminalidade e da violência foram estatisticamente significativos, ainda que a magnitude do efeito encontrado seja comparativamente menor, nesses casos [1].

Bibliografia

[1] Wagenaar, A. C., Tobler, A. L., Komro, K. A. (2010). Effects of alcohol tax and price policies on morbidity and mortality: A systematic review. American Journal of Public Health, 100(11), 2270–2278. https://doi.org/10.2105/AJPH.2009.186007

Fonte da Informação

Casos avaliados