Efeito das Estratégias de Policiamento de Pontos Quentes nas Interações Cidadão-Oficial
Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É uma intervenção que articula duas estratégias policiais de pontos quentes em áreas residenciais com altos índices criminais: a abordagem de resolução do problema e a patrulha direcionada. O objetivo é melhorar a percepção civil da atuação da polícia e estimular a prática policial de procedimento justo.

A abordagem de resolução de problemas consiste em quatro componentes:
1) identificação e seleção do problema;
2) análise e compreensão do problema;
3) intervenção voltada ao problema;
4) avaliação do impacto do problema.

Os policiais devem desenvolver estratégias de intervenção em colaboração com as partes interessadas da comunidade e engajar em atividades, como visitas domiciliares, aplicação de questionários, observação das áreas com alto índice de violência (presencialmente ou por videomonitoramento) e entrevistas com comerciantes e moradores.

Já a patrulha direcionada envolve o aumento de horas designadas para áreas consideradas perigosas nos períodos de maior atividade criminal. Os policiais são instruídos a ficarem visíveis durante as patrulhas e gravar todas as interações e atividades, como patrulha a pé, preenchimento de relatórios e engajamento com moradores locais.

Avaliações de impacto

Estudos de avaliação de impacto evidenciaram que embora os residentes em ambos os grupos de tratamento relatassem um aumento estatisticamente significativo na cooperação com a polícia [1] [2] e no abuso policial [2], a preponderância das evidências sugere que a intervenção não teve impacto significativo nas percepções dos cidadãos sobre justiça processual ou legitimidade policial [1] [2].

Referência bibliográfica

[1] Kochel, T. R. & Weisburd, D. (2017). Assessing community consequences of implementing hot spots policing in residential areas: Findings from a randomized field trial. Journal of Experimental Criminology, 13(2), 143–170. https://doi.org/10.1007/s11292-017-9283-5

[2] Kochel, T. R., Burruss, G. W., & Weisburd, D. (2015). St. Louis County hot spots in residential areas (SCHIRA) final report: Assessing the effects of hot spots policing strategies on police legitimacy, crime, and collective efficacy. Southern Illinois University.