Experimentos de Justiça Restaurativa (Canberra)
Tipos de soluções
Efetividade

Promissor

.

.

.

.

.

Promissor

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa concebido para medir o impacto da justiça restaurativa de modelo Wagga Wagga, utilizada como alternativa ao procedimento judicial convencional.

Este modelo se baseia na percepção de justiça gerada nas vítimas e nos infratores, bem como na satisfação geral após a reunião entre eles. Durante esse período, o agressor, a vítima e os indivíduos de apoio de ambas as partes discutem o crime, seu impacto e consequências e buscam um acordo sobre como o infrator pode reparar a situação em um futuro próximo.

Avaliações de impacto

Estudos de avaliação de impacto evidenciaram que os participantes do programa tiveram uma menor probabilidade de cometer crimes violentos e de ter atitudes negativas em relação à reincidência. Houve uma maior probabilidade de relatar uma crença na lei e maior esforço para não dirigir sob efeito de bebida alcoólica em comparação com o grupo controle que não recebeu a intervenção. Houve resultados mistos na taxa de dirigir embriagado e nenhuma diferença estatisticamente significativa em crimes contra a propriedade, furtos em lojas ou reincidência [1] [2].

Referência bibliográfica

[1] Sherman, L. W., Strang, H. & Woods, D. J. (2000). Recidivism Patterns in the Canberra Reintegrative Shaming Experiments (RISE). Canberra, Australia. https://www.ojp.gov/ncjrs/virtual-library/abstracts/recidivism-patterns…

[2] Tyler, T. R., Sherman, L., Strang, H., Barnes, G. C. & Woods, D. (2007). Reintegrative Shaming, Procedural Justice, and Recidivism: The Engagement of Offenders' Psychological Mechanisms in the Canberra RISE Drinking-and-Driving Experiment. Law & Society Review, 41(3), 553–586. https://doi.org/10.1111/j.1540-5893.2007.00314.x