Experimentos Vexatórios de Reintegração
Tipos de soluções
Efetividade

Sem efeito

.

.

.

.

.

Sem efeito

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de conferências de justiça restaurativa para jovens envolvidos em crimes contra a propriedade com uma vítima. Quando usadas como alternativa ao processo judicial, as conferências de justiça restaurativa promovem um encontro entre o jovem que admitiu o crime, seus defensores, a vítima, os defensores da vítima, um policial e um moderador e permitem que a estigmatização seja menor e que o jovem consiga ser reinserido mais rapidamente na comunidade, cometendo menos crimes no futuro.

Idealmente, a conferência encerra com um acordo no qual o jovem se compromete a realizar ações compensatórias, como restituição financeira e serviços pessoais ou comunitários, além de se desculpar com a vítima.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que o programa não produziu impacto sobre o furto. Contudo, os infratores relataram que as conferências foram mais justas do ponto de vista processual do que o tribunal [1].

Referência bibliográfica

[1] Sherman, L. W., Strang, H. & Woods, D. J. (2000). Recidivism Patterns in the Canberra Reintegrative Shaming Experiments (RISE). Canberra, Australia. https://www.ojp.gov/ncjrs/virtual-library/abstracts/recidivism-patterns…

Fonte da Informação