Formação de Agentes de Liberdade Condicional e Julgamento Prévio para Reduzir a Reincidência (STARR)
Problemas abordados
Efetividade

Promissor

.

.

.

.

.

Promissor

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de treinamento e capacitação para oficiais de supervisão comunitária que prestam serviço direto aos infratores sob supervisão. O objetivo é mudar o papel do agente de liberdade condicional, que passa de um monitor de cumprimento tradicional para ser um agente de mudança, ou seja, orientado a reduzir os índices de reincidência por meio do treinamento de agentes.

A formação segue uma abordagem estruturada de supervisão cognitivo-comportamental abordando os fatores de risco pelo aprimoramento das interações entre oficiais e infratores. Os oficiais também foram treinados em entrevistas motivacionais para infratores de alto risco.

Avaliações de impacto

Estudos experimentais evidenciaram que, em 12 meses de acompanhamento, as taxas de reincidência foram estatisticamente mais baixas entre os participantes do programa em comparação com o grupo controle, que não recebeu a intervenção do programa. Entretanto, embora a taxa também tenha sido menor aos 24 meses, nesse caso a diferença não foi estatisticamente significativa. Combinado com a entrevista motivacional, as taxas de reincidência também foram mais baixas, especialmente para os infratores de alto risco [1] [2].

Referência bibliográfica

[1] Robinson, C. R., VanBenschoten, S., Alexander, M., & Lowenkamp, C. T. (2011). A random (almost) study of staff training aimed at reducing re-arrest (STARR): Reducing recidivism through intentional design. Fed. Probation, 75, 57.

[2] Lowenkamp, C. T., Holsinger, A., Robinson, C. R., & Alexander, M. (2014). Diminishing or durable treatment effects of STARR? A research note on 24-month re-arrest rates. Journal of Crime and Justice, 37(2), 275-283.

Fonte da Informação