Gerenciamento de Casos de Liberdade Condicional para Infratoras do Sexo Feminino Envolvidas com Drogas (São Francisco, Califórnia)
Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de gestão de caso para mulheres em liberdade condicional com problemas de uso abusivo de substâncias. O objetivo é reduzir a reincidência, o encarceramento e o abuso de substâncias por meio do aprimoramento de serviços personalizados.

O programa consiste em gestão de caso, tratamento do abuso de drogas e supervisão intensiva. Os gestores de caso oferecem assistência e serviços terapêuticos às mulheres, como recursos educacionais sobre adicção e treinamento de habilidades socioemocionais, acompanhamento em audiências, consultas médicas e tratamentos e disponibilidade ampliada. A intervenção exige pelo menos dois encontros mensais entre gestor e participante.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto não evidenciou diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de tratamento que recebeu a intervenção e o grupo controle, sobre as taxas de reincidência, abuso de substâncias psicoativas, sintomas psiquiátricos ou uso de serviços ou de tratamento de saúde mental [1].

Referência bibliográfica

[1] Chan, M., Guydish, J., Prem, R., Jessup, M. A., Cervantes, A. & Bostrom, A. (2005). Evaluation of Probation Case Management (PCM) for Drug-Involved Women Offenders. Crime & Delinquency, 51(4), 447–469. https://doi.org/10.1177/0011128704273580

Fonte da Informação