Operação “Hardcore” (Los Angeles, CA – EUA)
Eixos
Efetividade

Promissor

.

.

.

.

.

Promissor

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É uma intervenção judicial, destinada à ativação de unidades especializadas no julgamento de crimes relacionados a gangues. Os promotores escolhem seus casos a partir de critérios que auxiliam na identificação de indivíduos reincidentes em crimes violentos graves.

Cada promotor acompanha, de maneira contínua, um pequeno número de casos e recebe apoio adicional da polícia e de outras agências. Estes fatores contribuem para o melhor acompanhamento das testemunhas, para a preparação antecipada de cada caso, restringindo qualquer acordo antes do julgamento.

Avaliações de impacto

Estudos de avaliações de impacto evidenciaram que o programa foi responsável pelo aumento nas taxas de condenação e prisão de membros de gangues e pela diminuição das rejeições e arquivamento de casos. Os estudos não identificaram o impacto sobre a apelação [1] [2].

O primeiro estudo utilizou o método de série temporal, comparando três grupos: Pré-Hardcore, adultos processados entre 1976 e 1978, antes da implantação do programa; Pós-Hardcore, adultos processados entre 1979 e 1980, por promotores que não atuam no programa; e Grupo de Tratamento, adultos processados pelos promotores da Operação Hardcore [1].

O segundo estudo analisou os dados primários da pesquisa de Dahmann [1] e dados secundários emitidos pela Promotoria sobre a eficácia da Unidade de Investigações de Gangues [2].

Referência bibliográfica

[1] Dahmann, J. S. (1983). Prosecutorial response to violent gang criminality: An evaluation of operation hardcore. Washington, DC: National Institute of Justice.

[2] Pyrooz, D. C., Wolfe, S. E., & Spohn, C. (2011). Gang-related homicide charging decisions: The implementation of a specialized prosecution unit in Los Angeles. Criminal Justice Policy Review, 22(1), 3-26.

Fonte da Informação