Policiamento de Procedimento Justo durante Paradas de Trânsito na Turquia
Eixos
Efetividade

Sem efeito

.

.

.

.

.

Sem efeito

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um experimento de procedimento justo aplicado em barreiras policiais de trânsito. O objetivo é melhorar a percepção civil a respeito da polícia e da legislação.

O experimento consiste em quatro componentes necessários para a intervenção em abordagens por excesso de velocidade:
1) neutralidade;
2) confiança;
3) participação;
4) respeito/dignidade.

Durante a abordagem, os policiais devem iniciar a interação esclarecendo que o objetivo do monitoramento da velocidade é evitar acidentes e salvar vidas, para então permitir que o motorista manifeste suas motivações para a velocidade excessiva e suas opiniões sobre o sistema de monitoramento do trânsito antes da sinalização da multa.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que o encontro do policial com o cidadão teve uma melhora estatisticamente significativa para os motoristas do grupo de tratamento (que experimentaram a intervenção de procedimento justo durante as paradas de trânsito), em comparação com os motoristas do grupo de controle (que experimentaram procedimentos de fiscalização de trânsito de rotina). No entanto, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os motoristas do grupo de tratamento e controle nas percepções gerais da polícia [1].

Referência bibliográfica

[1] Sahin, N., Braga, A. A., Apel, R. & Brunson, R. K. (2017). The Impact of Procedurally-Just Policing on Citizen Perceptions of Police During Traffic Stops: The Adana Randomized Controlled Trial. Journal of Quantitative Criminology, 33(4), 701–726. https://doi.org/10.1007/s10940-016-9308-7

Fonte da Informação