Programa de Prevenção de Problemas Comportamentais Externalizantes
Efetividade

Promissor

.

.

.

.

.

Promissor

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa psicoeducativo de prevenção para pais e professores, com o objetivo de reduzir a externalização de comportamentos problemáticos em crianças de três a seis anos, tais como hiperatividade e disruptividade, e evitar comportamentos criminosos ao longo da vida. A intervenção é realizada por meio de sessões semanais de 90 a 120 minutos, realizadas em sala de aula.

Os tópicos abordados são:
1) definição de situações problemáticas individuais e como lidar com elas;
2) ensinar os cuidadores sobre estratégias de mudança de comportamento; e
3) lembrar os pais de estratégias para problemas comuns.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que o efeito observado pelas mães e professores foi moderado, porém observadores do programa afirmam que não houve mudanças significativas no comportamento das crianças [1].

O estudo teve um delineamento experimental controlado e aleatório, utilizando uma amostra de 155 crianças de três a seis anos de idade com comportamento problemático externalizado, recrutadas de 22 escolas de educação infantil localizadas em comunidades da cidade de Colônia. Deste total, 91 crianças foram designadas para o grupo de intervenção com participação no programa e 64 crianças designadas para o grupo controle, sem acesso à intervenção do programa [1].

Referência bibliográfica

[1] Hanisch, C., Freund-Braier, I., Hautmann, C., Jänen, N., Plück, J., Brix, G., Eichelberger, I. & Döpfner, M. (2010). Detecting effects of the indicated prevention Programme for Externalizing Problem Behavioral (PEP) on child symptoms, parenting, and parental quality of life in a randomized controlled trial. Behavioural and Cognitive Psychotherapy, 38(1), 95–112. https://doi.org/10.1017/S1352465809990440

Fonte da Informação