Programa de Transição do Ambiente Escolar
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de reestruturação organizacional da escola, focado nos alunos que estão no processo de transição do ensino fundamental para o ensino médio. O objetivo é diminuir o isolamento e o comportamento problemático e aumentar a responsabilidade e a capacidade de aprender regras.

O programa tem dois componentes:
1) a reestruturação do ambiente físico e social do ensino médio: pela criação de ambientes de aprendizagem menores, onde os estudantes ficam em pequenos grupos;
2) reestruturação do papel do professor em sala de aula: atuam como administradores e orientadores, oferecendo assistência com horários de aula, aconselhamento acadêmico e para problemas pessoais.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que os alunos participantes do programa apresentaram um melhor comportamento em sala de aula, melhor desempenho escolar, menos estresse relacionado à transição escolar e tinham níveis mais baixos de sofrimento psicológico em comparação com o grupo controle [1].

O estudo teve um delineamento quase-experimental, com uma amostra de 1.204 alunos de duas escolas que implementaram o programa e 761 alunos de duas escolas que não implementaram o programa [1].

Referência bibliográfica

[1] Feiner, R. D., Brand, S., Adan, A. M., Mulhall, P. F., Flowers, N., Sartain, B. & DuBois, D. L. (1994). Restructuring the Ecology of the School as an Approach to Prevention During School Transitions. Prevention in Human Services, 10(2), 103–136. https://doi.org/10.1300/J293v10n02_07

Fonte da Informação