Programa Faça a sua Parte (El Salvador)
Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

O "Programa de Educação Comunitária para a Prevenção da Violência de Gênero", mais conhecido como "Faça a sua Parte", tem por objetivo facilitar o processo de conscientização e reflexão crítica dos adolescentes com relação à erradicação da violência baseada no gênero contra meninas adolescentes e mulheres jovens. Para este fim, o programa busca melhorar as habilidades para lidar com conflitos e mudar atitudes em relação à violência baseada no gênero.

O programa foi implementado em 2013 em 17 escolas secundárias do paí, e tem como público-alvo adolescentes entre 13 e 18 anos de idade.

Avaliações de impacto

Um estudo randomizado controlado (RCT) encontrou que o programa resultou em efeitos diferentes, dependendo do sexo do participante [1].

Entre as mulheres, ainda que não se tenha encontrado nenhum efeito sobre a experimentação de violência física ou emocional, descobriu-se que o programa melhorou a pontuação no teste teórico de conhecimento realizado, assim como a porcentagem de mulheres que discutiram a violência de gênero na semana anterior à intervenção aumentou de 49% para 63%. Também foram encontradas evidências de que as mulheres mudaram suas atitudes em relação às normas de gênero relacionadas às tarefas domésticas e aumentaram seus recursos para modular sua resposta emocional ao estresse.

Entre os homens, ainda que se tenha aumentado o conhecimento sobre o tema (pontuação no teste teórico), não foram encontradas evidências de mudanças no conteúdo das conversas que os jovens tiveram sobre o tópico, suas habilidades para modular uma resposta emocional, ou em suas atitudes.

Referência bibliográfica

[1] Bando et al. (2018). El efecto de la educación en las actitudes de género: Evidencia experimental en educación secundaria en El Salvador. IDB. https://publications.iadb.org/es/el-efecto-de-la-educacion-en-las-actit…

Fonte da Informação