Programa Resolvendo Conflitos de Forma Criativa
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É uma intervenção universal, aplicada nas escolas e focada em alunos do ensino fundamental, a fim de promover a prevenção da violência e a aprendizagem social e emocional positiva.

O programa ajuda a equipe escolar a estabelecer atividades de mediação entre os colegas e oferta oficinas para treinamento para os pais. Os alunos aprendem sobre escuta ativa, assertividade, negociação e resolução de problemas por meio de métodos como dramatização de papéis, entrevistas, discussões em pequenos grupos e debate de ideias.

As aulas são organizadas em unidades de habilidades, estruturadas em formato de oficina e projetadas para durar de 30 minutos a 1 hora.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que as crianças participantes do programa apresentaram uma redução estatisticamente significativa de estratégias de negociação interpessoal agressivas, problemas de conduta, comportamento agressivo ou hostil, e um nível mais alto de estratégias de negociação competentes e comportamento pro-social, em comparação com as crianças do grupo controle, que não receberam a intervenção. Não foram observados efeitos significativos na redução de sintomas depressivos [1].

O estudo teve um delineamento quase-experimental longitudinal de curto prazo (1994 a 1996), sendo a avaliação feita com professores e crianças do primeiro e segundo ano de 15 escolas públicas de ensino fundamental de quatro distritos escolares de Nova York [1].

Referência bibliográfica

[1] Aber, J. L., Brown, J. L. & Jones, S. M. (2003). Developmental trajectories toward violence in middle childhood: Course, demographic differences, and response to school-based intervention. Developmental Psychology, 39(2), 324–348. https://doi.org/10.1037/0012-1649.39.2.324

Fonte da Informação