Projeto Estrela – Versão Famílias
Problemas abordados
Efetividade

Sem efeito

.

.

.

.

.

Sem efeito

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

País onde foi implementado
Descrição

É um programa de promoção de saúde para prevenção do consumo de álcool por crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, com idades de 11 a 15 anos, e suas famílias. O objetivo é adiar o início do consumo de bebidas alcoólicas até a maioridade.

O programa busca identificar os fatores de risco para o consumo de álcool em jovens de comunidades vulneráveis e oferecer informações e recursos direcionados para prevenção.Por meio de um modelo motivacional multicomponente de prevenção estruturado em fases, uma equipe multidisciplinar trabalha o reconhecimento de situações de pressão social que podem levar ao consumo de bebidas alcoólicas e conscientização a respeito dos malefícios gerados à saúde.

O programa consiste em três fases:
1) aconselhamento de saúde (com profissionais da saúde ou assistentes sociais);
2) envio de correspondência informativa destinada aos pais, com instruções de como evitar o início de consumo de álcool na adolescência; e
3) dever de casa semanal com atividades voltadas para pais e filhos a respeito da prevenção e abstinência.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou não ter havido um impacto estatisticamente significativo sobre a frequência do uso de álcool, quantidade de consumo de álcool ou uso abusivo de álcool [1].

Referência bibliográfica

[1] Werch, C. E., Pappas, D. M., Carlson, J. M. & DiClemente, C. C. (1998). Short- and long-term effects of a pilot prevention program to reduce alcohol consumption. Substance Use & Misuse, 33(11), 2303–2321. https://doi.org/10.3109/10826089809056259

Fonte da Informação