REDI Começar na Frente
Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa para educadores de pré-escolares, a fim de que auxiliem no desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades emergentes da alfabetização em salas de aula.

São trabalhadas quatro habilidades específicas de linguagem e alfabetização: vocabulário, sintaxe, consciência fonológica e conhecimentos. E quatro competências socioemocionais: comportamento pró-social; compreensão emocional; autocontrole; e competências para resolver problemas sociais.

Os três componentes básicos do treinamento REDI incluem um programa interativo de leitura, um conjunto de "jogos de som", dentre outras atividades.

Avaliações de impacto

Estudos de avaliação de impacto evidenciaram que o programa levou a uma melhora no comprometimento escolar, no nível educacional, nas práticas parentais, nas competências relacional, emocional e social e redução da agressão [1].

O estudo teve uma amostra de 200 crianças de quatro anos de idade. Do total da amostra, 95 foram atribuídos ao grupo de tratamento e 105 ao grupo de comparação. A idade média foi de 4,45 anos e 56% eram meninos [1].

Referência bibliográfica

[1] Bierman, K. L., Domitrovich, C. E., Nix, R. L., Gest, S. D., Welsh, J. A., Greenberg, M. T., Blair, C., Nelson, K. E. & Gill, S. (2008). Promoting academic and social-emotional school readiness: The head start REDI program. Child Development, 79(6), 1802–1817. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2008.01227.x