Terapia Familiar para Adolescentes com Problemas de Comportamento
Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

É um experimento para avaliar o impacto dos tratamentos com abordagem familiar, voltados aos adolescentes com problemas comportamentais e uso de drogas. O objetivo é avaliar se as abordagens familiares não manualizadas são eficazes na redução de comportamentos agressivos e antissociais e no aumento da adesão ao tratamento pelas famílias, em comparação com intervenções que não incluem a família.

Os participantes são indicados ao programa por instituições de acolhimento, clínicas de reabilitação, programas comunitários e/ou instituições de proteção à criança e ao adolescente.

O tratamento consiste na aplicação de terapia familiar estratégica-estrutural com participação dos pais e os filhos, para o desenvolvimento de relações saudáveis e técnicas parentais eficientes, treinamento de habilidades emocionais e comunicativas, redução de emoções e sintomas negativos e aumento da capacidade de resolução de problemas.

As sessões podem ser individuais ou em grupo e ter frequência semanal.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou reduções estatisticamente significativas nos comportamentos de externalização e internalização relatados pelos adolescentes. Entretanto, não houve diferença significativa na externalização e internalização relatados pelos cuidadores ou no uso de álcool ou drogas relatados pelos adolescentes [1].

Referência bibliográfica

[1] Hogue, A., Dauber, S., Henderson, C. E., Bobek, M., Johnson, C., Lichvar, E. & Morgenstern, J. (2015). Randomized Trial of Family Therapy Versus Nonfamily Treatment for Adolescent Behavior Problems in Usual Care. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology: The Official Journal for the Society of Clinical Child and Adolescent Psychology, American Psychological Association, Division 53, 44(6), 954–969. https://doi.org/10.1080/15374416.2014.963857

Fonte da Informação