Tratamento de Manejo de Agressividade para Meninas em Conflito com a Lei
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de terapia cognitivo-comportamental para meninas adolescentes com problemas de agressividade e autocontrole e que residem em instituições correcionais. O objetivo é reduzir os sentimentos de raiva e os comportamentos agressivos.

A intervenção é manualizada e aplicada em 16 sessões em grupo, ao longo de oito semanas, nas quais são abordadas formas de resolução de problemas, regulação emocional, manejo do estresse, habilidades de comunicação e reestruturação cognitiva.

As participantes recebem pontos pela participação nas atividades individuais e nos encontros em grupo, sendo possível trocar esses pontos por recompensas, como tempo extra no telefone e cosméticos.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que as participantes do programa apresentaram reduções estatisticamente significativas da raiva, da agressão física e da agressão relacional, em comparação com o grupo controle que não recebeu a intervenção [1].

Referência bibliográfica

[1] Goldstein, N. E. S., Giallella, C. L., Haney-Caron, E., Peterson, L., Serico, J., Kemp, K., Romaine, C. R., Zelechoski, A. D., Holliday, S. B., Kalbeitzer, R., Kelley, S. M., Hinz, H., Sallee, M., Pennacchia, D., Prelic, A., Burkard, C., Grisso, T., Heilbrun, K., Núñez, A., . . . & Lochman, J. (2018). Juvenile Justice Anger Management (JJAM) Treatment for Girls: Results of a randomized controlled trial. Psychological Services, 15(4), 386–397. https://doi.org/10.1037/ser0000184

Fonte da Informação