Os sistemas de análise balística são soluções automatizadas de análise balística, que armazenam imagens e informações referentes a balas e invólucros de armas utilizadas em crimes em um banco de dados informatizado, para auxiliar os peritos forenses a fazer identificações adequadas e apoiar processos investigativos ou mesmo de persecução judicial.
O objetivo é agilizar o agrupamento de informações balísticas nas investigações policiais e a comparação da evidência de uma investigação atual com anteriores e com armas utilizadas em outros (múltiplos) crimes.
Nos métodos tradicionais de associação de informações balísticas, ao coletar evidências de uma cena de crime, os agentes da polícia forense precisam fazer, manualmente, pesquisas em bancos de dados de imagens e outras coletas de provas para selecionar candidatos potenciais até encontrarem uma correspondência exata com o suspeito. Com a informatização do processo mediante a utilização dos sistemas integrados de identificação balística, automatizam-se esses procedimentos de busca e identificação de possíveis combinações de candidatos em investigações e julgamentos policiais passados, acelerando e otimizando o processo de análise.