Programa Integração da Gestão em Segurança Pública (IGESP) de Minas Gerais

Promissor

.

Promissor

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Períodos da vida que atende
Onde o programa é aplicado
País onde foi implementado

É um modelo de gestão por resultados, criado pela Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS), inspirado no Projeto Polícia de Resultados, formulado pela Polícia Militar em parceria com o Centro de Estudos sobre o Crime e Segurança Pública (CRISP) da UFMG.

O IGESP se baseia na introdução de sistemas de gerenciamento de informações, bem como em mudanças organizacionais similares às associadas ao COMPSTAT.

Sua implementação se deu a partir de 2005, na cidade de Belo Horizonte, e em 2008 chegou a outros 56 municípios. O sistema funciona com reuniões permanentes que monitoram os indicadores de áreas integradas de segurança pública, estimulando a análise dos fatores ambientais de cada território, dos indivíduos mais violentos e a integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto, que analisou dados entre 2000 e 2008, concluiu que as evidências apontam para um efeito causal do IGESP sobre a criminalidade. As estimativas mais conservadoras indicam uma redução de 24% nos crimes contra a propriedade e uma redução de 13% nos crimes contra pessoas. Há também alguma evidência de redução temporária das taxas de homicídios, mas isto parece estar particularmente relacionado à experiência da capital do estado (Belo Horizonte) [1].

Há também evidências de que o IGESP está associado a uma melhor resposta policial, medida pelas taxas de apreensão de armas e esclarecimento de casos. Os resultados sugerem que a coordenação e os ganhos de informação, proporcionados pelo programa, podem ser um fator importante para uma política bem-sucedida de combate ao crime.

Referência bibliográfica

[1] Soares, R., Viveiros, I. (2010). Organization and information in the fight against crime: an evaluation of the integration of police forces in the State of Minas Gerais, Brazil. DISCUSSION PAPER SERIES n. 5270. Institute for the Study of Labor (IZA). October. https://docs.iza.org/dp5270.pdf

Fonte da Informação