Círculos de Paz: Programa para Agressores de Violência Doméstica (Arizona)
Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

É um programa de justiça restaurativa para agressores de violência doméstica. Os Círculos de Justiça restaurativa buscam prover reparações à vítima, à família e à comunidade.

O infrator assiste a todas as sessões do Círculo de Paz, acompanhado por um facilitador treinado em justiça restaurativa ("guardião"). Frequentemente há, além do infrator e do "guardião", outros participantes, incluindo um membro voluntário da comunidade, a pessoa que presta apoio ao infrator e os membros da família que concordaram em participar voluntariamente.

A vítima também pode participar de algumas ou mais sessões, ou não comparecer a nenhuma (e pode também ter uma pessoa de apoio presente no Círculo com ela). Sob a orientação do guardião, os membros do Círculo se concentram no impacto do crime cometido e no desejo, potencial e capacidade de mudar o comportamento para evitar tal evento no futuro.

Além disso, os participantes discutem histórias familiares de abuso, gatilhos típicos de violência e as formas pelas quais questões como status socioeconômico, normas culturais, opressão racial e crenças religiosas afetam a dinâmica do abuso.

Avaliações de impacto

Um estudo experimental, evidenciou uma redução nas taxas de reincidência por violência doméstica. Entretanto, foram detectadas diferenças estatisticamente significativas apenas para as comparações de acompanhamento de 6 meses (p < .1) e 12 meses (p < .05) de violência não doméstica. Não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas para as comparações relativas a novas detenções por violência doméstica . O estudo avaliou 152 casos de violência doméstica em quatro períodos de acompanhamento (6, 12, 18 e 24 meses) [1].

Referência bibliográfica

[1] Mills, L. G., Barocas, B., & Ariel, B. (2013). The next generation of court-mandated domestic violence treatment: A comparison study of batterer intervention and restorative justice programs. Journal of Experimental Criminology, 9(1), 65-90. https://www.ojp.gov/ncjrs/virtual-library/abstracts/next-generation-cou…

Fonte da Informação