É um programa de formação de três dias para supervisores de liberdade condicional que acompanham adolescentes infratores. O programa busca identificar as necessidades de saúde mental e o uso de substâncias por meio de práticas baseadas em evidências, a fim de aumentar e aprimorar o acesso dos adolescentes a serviços clínicos baseados na comunidade.
O currículo inclui uma série de ferramentas padronizadas, diretrizes para o tratamento com base nos resultados da avaliação e procedimentos de encaminhamento para prestadores de serviços.
Os dias de formação são estruturados da seguinte forma:
i) compreensão e visão geral dos papéis e responsabilidades do supervisor, uma revisão do desenvolvimento do adolescente e do envolvimento familiar;
ii) formação para utilização de entrevista motivacional, por meio de perguntas abertas, afirmações, escuta reflexiva, fatores de risco, instrumentos de avaliação e o utilização de sanções e incentivos;
iii) lições sobre a importância da entrevista motivacional na avaliação e no planejamento e ensinamentos sobre a rede de planos de serviço e intervenções direcionadas à mudança de comportamento na adolescência.